Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aspilia diffusiflora H.Rob. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-04-2012

Criterio: B1ab(iii,iv)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é uma planta arbustiva de ambiente savânico ou rupestre, polinizada por insetos, com floração e frutificação em fevereiro e abril. Tem distribuição restrita (EOO=7.297 km²; AOO=20 Km²) e está sujeita a menos de 10 situações de ameaça que consideram a expansão urbana como principal fator causador do declínio da qualidade do habitat e do número de subpopulações da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aspilia diffusiflora H.Rob.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Wedelia diffusiflora ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie próxima de A. fruticosa, diferenciando-se desta pelas brácteas involucrais eretas, pelo tipo de indumento, ápice e base das folhas (Santos, 2001).

Distribuição

Endêmica de MG, município de Gouveia (Santos, 2001, Nakajima et al., 2010).

Ecologia

Planta arbustiva de ambiente savânico ou rupestre, polinizada por insetos, com floração e frutificação em fevereiro e abril.

Ameaças

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Na região central do Espinhaço, a criação de gado configura uma ameaça a biodiversidade (Vasconcellos et al., 2008).

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Uma das maiores ameaças a biodiversidade da região central do Espinhaço é a severa e constante incidência de incêndio (Vaconcellos et al., 2008).

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Na região central do Espinhaço, Vasconcellos et al. (2008) citam como grande impactante à biodiversidade da região as atividades mineradoras.

10.1 Recreation/tourism
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Vasconcellos et al. (2008) indicam o turismo desordenado como uma ameaça direta a perpetuação da biodiversidade na região central do Espinhaço.

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A expansão urbana desordena vem impactando os ambientes naturais da região central do Espinhaço (Vasconcellos et al., 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Criticamente em perigo" (CR) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- SANTOS, J.U.M. O gênero Aspilia Thou. (Asteraceae-Heliantheae) no Brasil. : , 2001.

- VASCONCELOS, M.F.D.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 221-241, 2008.

- NAKAJIMA, J., LOEUILLE, B., HEIDEN, G., DEMATTEIS, M., HATTORI, E.K.O., MAGENTA, M., RITTER, M.R., M. Asteraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB000055>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Aspilia diffusiflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aspilia diffusiflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/04/2012 - 20:19:10